Cavacos das Caldas
CAVACOS DAS CALDAS II

DICIONÁRIO GRÁFICO BORDALIANO

alguns livros, cerâmicas, belos gatos e algo mais...



quarta-feira, 11 de abril de 2007

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor - 23 de Abril



O DIA MUNDIAL DO LIVRO E DO DIREITO DE AUTOR é comemorado, desde 1996, por decisão da UNESCO, a 23 de Abril.

Dia de S. Jorge, esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE (Saint Jordi) e recebem em troca, UM LIVRO.
Nesta mesma data é prestada homenagem à obra de grandes escritores: Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril.
Tendo em atenção:
- que é entre nos que se encontra o único espaço com memória das representações dos autos Vicentinos, foi na na Igreja de Nossa Senhora do Pópulo que Gil Vicente, pela primeira vez, representou perante a Rainha, o AUTO DE S. MARTINHO, em 1504;

- que em 1495, foi impresso em Lisboa, VITA CHRISTI, a mando da Rainha D. Leonor, considerado a primeira obra em língua portuguesa impressa em Lisboa pelo processo tipográfico;

podemo-nos orgulhar que da nossa memória colectiva fazem parte pequenos apontamentos da história do livro em Portugal.

Vamos festejar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, proporcionando o encontro entre os autores caldenses e os seus leitores.

Antecipamos 2 dias a festa, e no próximo sábado - dia 21 (entre as 11,00 e as 13,00) na nossa Esplanada Literária acolhemos escritores e leitores, num convívio centrado no "Livro, discreto amigo, que sempre fala ou se cala conforme eu lhe peça", nas palavras de Calderón de la Barca.

mais uma vez partilharemos leituras com a cidade

Sem comentários: