Cavacos das Caldas
CAVACOS DAS CALDAS II

DICIONÁRIO GRÁFICO BORDALIANO

alguns livros, cerâmicas, belos gatos e algo mais...



domingo, 29 de abril de 2007

26.ª Página Caldense

ASSOCIAÇÃO DE PROPAGANDA E DEFESA DOS INTERESSES DAS CALDAS
Informador dos Amigos e Visitantes das Caldas da Rainha
Caldas da Rainha de Portugal


A CIDADE DE CALDAS DA RAINHA FAZ 20 ANOS

"Em 1927, o Governo elevou, por decreto, a vila de Caldas da Rainha à categoria de cidade, reconhecendo desse modo o esforço progressivo dos caldenses e as qualidades duma terra que, pelo seu comércio, pela sua agricultura, pelo seu valor termal e turístico, obteve sem dificuldade, esse justo galardão.

Caldas da Rainha ascendeu, assim, e mui justamente, ao lugar de única cidade da Estremadura, que hoje é, depois de Lisboa, capital do Império, e de Setúbal, cabeça de distrito.

A plêiade e homens que, para a consecução desse objectivo tanto contribuiu, e aos que, sucedendo-lhe têm sabido mante-la em tão honrosa categoria. Caldas tributa, reconhecida, uma homenagem e uma gratidão bem merecidas, e recorda a união de todos os caldenses que, isenta de perniciosos parcialismos, foi a grande razão de ser da decisão do Governo.

Em 1947, vinte anos depois, Caldas da Rainha, outra vez unida, vai comemorar, condignamente, a data de 26 de Agosto e espera que, como em 1927, uma nova fase da sua vida se inicie, ainda mais fortemente progressiva e cada vez mais digna da brilhante posição que o povo caldense para si soube conquistar."


[Folheto de 2000 exemplares, impresso na Minerva Caldense em 1974. Dimensões: 13,80 x 21,00 cm. Tem a particularidade de as suas páginas serem aparadas em recorte. Impresso a castanho, texto e imagens. Incluí 25 páginas de publicidade, num total de 50 páginas não numeradas.]

Sem comentários: