Cavacos das Caldas
CAVACOS DAS CALDAS II

DICIONÁRIO GRÁFICO BORDALIANO

alguns livros, cerâmicas, belos gatos e algo mais...



terça-feira, 1 de janeiro de 2008

206.ª Página Caldense

ILUSTRAÇÃO - Publicação Quinzenal
Ano 2.º - Número 41 - 1 de Setembro de 1927

"Os certames que a antiga vila, hoje pequena cidade, das Caldas da Rainha vem há anos organizando, são sempre brilhantes provas da actividade e do desenvolvimento da região que as Caldas dominam, constituindo ao mesmo tempo uma parada imponente da indústria nacional.

A V Exposição, há dias inaugurada,confirma brilhantemente as tradições dos anos anteriores e gostosamente a essa esplêndida iniciativa a «Ilustração» dá o concurso da sua publicidade, fazendo votos porque o exemplo da nova cidade das Caldas da Rainha, seja seguido por outras regiões do país, que o trabalho e a actividade dos seus habitantes teem tornado prósperas."
"Parque das Caldas - A explanada dos srs. Sousa e Galinha, correspondentes da «Ilustração» naquela cidade."
"O stand dos srs. Orey Limitada, de Lisboa, rua 24 de Julho 42, representantes das marcas de automóvel Lincoln, Ford e Fordson, onde se tornou notada pela elegância e boa execução da carrosserie feita nas suas oficinas, uma Camionette Ford para passageiros."

"Um caldense que se deixa florir com o melhor dos seus sorrisos."

"O stand dos artistas, à beira do lago do Parque, projecto do arquitecto Paulino Montez."

"Durante a cerimónia da inauguração: a tribuna do elemento oficial."

"Os representantes do governo percorrendo o recinto da exposição."
"O desfile das várias corporações de bombeiros."

"Exercícios dos Bombeiros."

"O stand da Salsicharia Favorita de Lisboa, rua do Século, 167, 171, dos srs. Fernando de Moraes & Filhos, onde duas interessantes raparigas belgas teem passado os dias fazendo sandwichs de fiambres e mortadelas de sua fabricação que teem sido muito apreciadas pelos inúmeros visitantes da Exposição."

"Stand dos srs. Shirley & C.ª, de Lisboa, rua do Arsenal, 124, 1.º onde estão expostos os sensacionais candieiros «Petromax», de luz incandescente a petróleo, próprios para iluminação pública, casas de campo, casinos, cafés, etc. A fotografia deste stand foi tirada às 23 horas sem auxílio de magnésio pelo fotógrafo da «Ilustração», sr. Mário de Novais."

[A reportagem sobre a V Exposição das Caldas da Rainha, ocupa 7 páginas e apresenta um total de 23 fotografias.Ilustração. Propriedade e Edição: Aillaud Lda, Rua Anchieta, 25. Lisboa. Director: João da Cunha de Eça. Director Técnico: Feliciano Santos.]

2 comentários:

Maria disse...

Excelente post para o primeiro dia do ano.
Parabéns, Isabel

Luis Eme disse...

O Dr. Costa (e companhia...) devia ser obrigado a ler este "post", Isabel.