Cavacos das Caldas
CAVACOS DAS CALDAS II

DICIONÁRIO GRÁFICO BORDALIANO

alguns livros, cerâmicas, belos gatos e algo mais...



segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Café Literário

Café Literário

A Loja 107 tem o prazer de informar que no próximo dia 25 de Janeiro de 2008, realizará o seu primeiro Café Literário do presente ano.

O autor convidado é o Professor Fernando Rosas autor de: Lisboa Revolucionária - Roteiro dos Confrontos Armados do Século XX, publicado no final do ano passado.

A apresentação do autor e da sua obra estará a cargo do Dr. Telmo Faria.
Este Café Literário é realizado em colaboração com o PH – Associação Património Histórico.

Como sempre, no Café Pópulos, no próximo dia 25 (de Janeiro de 2008 - sexta feira), pelas 21,30 horas, esperamos por si.

Loja 107, Partilhando Leituras
«Este livro é sobre a Lisboa revolucionária do primeiro terço do século XX, com um salto para a sua breve revivescência insurreccional de 1974/75. Melhor dizendo, pretende representar fotograficamente os teatros físicos lisboetas dessa espécie de guerra civil intermitente que, tendo a capital do país como principal e decisivo cenário, marcou a crise agónica do constitucionalismo monárquico e do republicanismo que lhe sucedeu, até ao advento da Ditadura Militar e ao difícil parto do Estado Novo. Conjuntura revolucionária muito mais tarde redesperta, quase meio século depois, quando, sempre com Lisboa em fundo, o golpe militar do 25 de Abril de 1974 derrubou o Governo de Marcelo Caetano e o que restava do velho Estado Novo, transformando-se, com o fazê-lo, na Revolução de 1974/5. Assim sendo, procurei em primeiro lugar fixar os principais acontecimentos que marcaram, pelo seu simbolismo, pela sua repercussão política, militar e social, pela sua violência, esse longo período de sucessivos confrontos que atravessaram o fim de um século de liberalismo oligárquico, monárquico e republicano, primeiro, e de quase meio século de Ditadura Militar e de ditadura salazarista, depois.»

Sem comentários: