A tabela de preços dos tratamentos dada a conhecer na página 45.ª, suscitou uma pergunta de uma habitual leitora destas Páginas Caldenses.
Maria: não sei qual a diferença entre banhos de 1.ª classe e banhos de 2ª. classe. Vou investigar.
Entretanto, dado o interesse demonstrado, passo a transcrever uma parte do texto integrado no capítulo referente à Hospitalização [Páginas 18]:
"As condições para a admissão ao internato são as seguintes:
Atestado de pobreza passada pelo pároco, e certificado de doença pelo médico, com o visto do administrador do concelho; e além d'isso certificado do escrivão de fazenda de se pagar contribuição inferior a 2$5000 réis.
Podem também receber tratamento gratuito doentes não internados no hospital, para o que bastam os atestados de pobreza e de doença, devidamente autenticados.
Além os doentes pobres, que são tratados e alimentados gratuitamente, também o hospital recebe pensionistas nas seguintes condições:
Pagam 400 réis diários, devendo apresentar para serem admitidos, certificados do escrivão de fazenda em que provem pagar contribuições, prediais ou industriais, compreendidas entre 2$500 réis 5$000.
Estes doentes teem direito ao sustento e a todas as aplicações terapêuticas de que necessitam.
Pagam 3$000 réis diários as pessoas tributadas entre 5$000 réis e 10$000 réis, tendo direito ao sustento, mas pagando também as aplicações, com o desconto de 50% sobre os preços estabelecidos, e que adiante vão indicados.
Pagam 300 réis diários as pessoas tributadas em mais de 10$000 réis tendo direito ao sustento, mas pagando o tratamento pelos preços da tabela."
SALA DAS INALAÇÕES - SENHORAS
Sem comentários:
Enviar um comentário