Cavacos das Caldas
CAVACOS DAS CALDAS II

DICIONÁRIO GRÁFICO BORDALIANO

alguns livros, cerâmicas, belos gatos e algo mais...



terça-feira, 12 de junho de 2007

Anexo à Página 45.ª

A tabela de preços dos tratamentos dada a conhecer na página 45.ª, suscitou uma pergunta de uma habitual leitora destas Páginas Caldenses.

Maria: não sei qual a diferença entre banhos de 1.ª classe e banhos de 2ª. classe. Vou investigar.

Entretanto, dado o interesse demonstrado, passo a transcrever uma parte do texto integrado no capítulo referente à Hospitalização [Páginas 18]:

"As condições para a admissão ao internato são as seguintes:

Atestado de pobreza passada pelo pároco, e certificado de doença pelo médico, com o visto do administrador do concelho; e além d'isso certificado do escrivão de fazenda de se pagar contribuição inferior a 2$5000 réis.

Podem também receber tratamento gratuito doentes não internados no hospital, para o que bastam os atestados de pobreza e de doença, devidamente autenticados.

Além os doentes pobres, que são tratados e alimentados gratuitamente, também o hospital recebe pensionistas nas seguintes condições:

Pagam 400 réis diários, devendo apresentar para serem admitidos, certificados do escrivão de fazenda em que provem pagar contribuições, prediais ou industriais, compreendidas entre 2$500 réis 5$000.

Estes doentes teem direito ao sustento e a todas as aplicações terapêuticas de que necessitam.

Pagam 3$000 réis diários as pessoas tributadas entre 5$000 réis e 10$000 réis, tendo direito ao sustento, mas pagando também as aplicações, com o desconto de 50% sobre os preços estabelecidos, e que adiante vão indicados.

Pagam 300 réis diários as pessoas tributadas em mais de 10$000 réis tendo direito ao sustento, mas pagando o tratamento pelos preços da tabela."



SALA DAS INALAÇÕES - SENHORAS

Sem comentários: