Cavacos das Caldas
CAVACOS DAS CALDAS II

DICIONÁRIO GRÁFICO BORDALIANO

alguns livros, cerâmicas, belos gatos e algo mais...



segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Jornadas Europeias do Patrimonio

28 de Setembro: Jornadas Europeias do Património

PH organiza debate sobre “Novos Patrimónios”

Há 24 anos que, em Setembro, o Conselho da Europa e a União Europeia convidam os países membros a promover umas jornadas com o objectivo de revigorar a relação entre os cidadãos e o património. Os diversos programas nacionais destacam um tema e adoptam uma data. Portugal escolheu o último fim-de-semana de Setembro e propôs-se aprofundar o património em diálogo.

[Caldas da Rainah, Igreja Nossa Senhora do Pópulo e traseiras do Hospital
Termal Rainha D. Leonor - Colecção do Centro Português de Fotografia]

Nas Caldas da Rainha, a associação Património Histórico, realiza no dia 28, sexta-feira, às 21.30H, no Bar Populus do Parque D. Carlos uma sessão subordinada ao tema “Novos Patrimónios”. Um leque muito diversificado de convidados apresentará de forma sumária um elemento patrimonial que entende não ter merecido a devida atenção e explica o motivo pelo qual é importante que ele seja considerado património. Essa apresentação constituirá o ponto de partida para um debate aberto acerca dos caminhos da patrimonialização e da defesa, salvaguarda e valorização patrimoniais no concelho das Caldas da Rainha.

O conceito de património ampliou-se nas últimas décadas, abarcando muito mais do que o monumento e a colecção museológica. Passou a integrar valores, objectos, áreas de actividade e temporalidades muito para lá do que era classificado como património há 100 ou mesmo 50 anos. São as implicações concretas desta mudança que estarão em apreciação livre no próximo dia 28 de Setembro.

- P.H. – Grupo de Estudos –

1 comentário:

Luis Eme disse...

É uma excelente ideia...