Cavacos das Caldas
CAVACOS DAS CALDAS II

DICIONÁRIO GRÁFICO BORDALIANO

alguns livros, cerâmicas, belos gatos e algo mais...



domingo, 27 de maio de 2007

46.ª Página Caldense

EXPOSIÇÃO AGRÍCOLA PECUÁRIA E
INDUSTRIAL DAS CALDAS DA RAINHA
Agosto 1923

Boletim Agrícola - Publicação Mensal Gratuita - Orgão da Escola Agrícola Móvel das Caldas da Rainha - Ministério da Agricultura - Abril de 1924 - Nº. 10

"O que foi a exposição agrícola, pecuária e industrial de 1923"

"Quando em Abril de 1923 pensei com um grupo de amigos na sua organização, estava longe de supor que a Exposição Regional que tínhamos em vista, se viria a transformar n'uma das maiores paradas de forças económicas quer se tem feito no nosso País.

A Exposição, que nas Caldas da Rainha se realizou de 19 a 22 de Agosto de 1923, correspondeu à propaganda intensa que a imprensa portuguesa fez durante meses, a qual sem dúvida, muito contribuiu para o seu brilhantismo. Para ela vão, em nome dos organizadores, os meus sinceros agradecimentos.

Não exagero ao dizer, que as Caldas da Rainha foram nesses dias mais concorridos do que nunca. Isso provam-no a organização de vários comboios especiais e o grande movimento da vila.

O aspecto das Caldas da Rainha era o de uma terra de trabalho!

O mercado concorrido, as ruas apinhadas, os hoteis como nunca...

O que foi a nossa Exposição em concorrência de expositores, escuso de dizê-lo; atestam-no bem as palavras que seguem, feitas por quem melhor do que eu, conhece a agricultura, a indústria e a pecuária. Atestam-no ainda a relação dos expositores pela qual se vê que a concorrência d'estes foi bastante grande!

A Esplanada da Mata onde a nossa Exposição se realizou, tinha o aspecto duma grande feira comercial!
[...]
Nas Caldas trabalha-se como em poucas terras, e esse trabalho há-de sempre contribuir muito para o seu progresso!

E, a uma terra que tem todas estas qualidades, e que situada a dois passos de Lisboa possui o melhor estabelecimento termal do país, está incontestavelmente destinado um grande futuro."

António Montês

[Folheto com capa impressa a cor. Dimensão: 18,50 x 24,00 cms. a cores. Inclui 19 fotografias. Inclui a lista de todos os expositores. Composto e Impresso nas oficianas da Sociedade Nacional de Ripografia - Rua do Século, 59, Lisboa.]

Sem comentários: