Cavacos das Caldas
CAVACOS DAS CALDAS II

DICIONÁRIO GRÁFICO BORDALIANO

alguns livros, cerâmicas, belos gatos e algo mais...



segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

351.ª Página Caldense

O ANTÓNIO MARIA, 6 DE AGOSTO DE 1892
[Página 559]

"Quando, ha mezes, o dramatico naufragio do norte fez estremecer todas as almas portuguesas , um nosso compatriota, o sr. Guilherme de Azevedo, que então se achava no estrangeiro abriu, entre os seus amigos e conhecidos, uma subscripção em beneficio das victimas sobreviventes d'esse tragico desastre.

Voltando pouco depois a Portugal, quando se preparava para distribuir o producto da sua subscripção, veio a saber que, graças a unanime philantropia nacional, não era tal lastimável, como a principio supozera, o estado das creaturas em favor das quaes tanto trabalhára, motivo que o levou a dividir as esmolas recolhidas em duas parcellas: uma para a familia dos naufragos, outra para os operarios mais fundamente lesados pela recente crise de trabalho.

D'esta ultima parcella tirou o sr. Guilherme de Azevedo a quantia de 20$000 réis que, por intermédio da administração do Commercio do Porto, nos enviou para distribuirmos pelos operarios da Fabrica de Faianças das Caldas da Rainha.

Perante o administrador do concelho d'aquella localidade, o nosso amigo Francisco Gomes d'Avelar Junior, procedeu-se a essa distribuição, sabbado da semana passada.

Ao sr. Guilherme de Azevedo o nosso agradecimento e o agradecimento dos contemplados, cujos nomes vão abaixo inscriptos, e a cada um dos quaes foi entregue a quantia de 500 réis:

José de Campos, Herculano Elias, Antonio Cababo, Candido da Silva, Antonio Miranda, Evaristo Rebello, Augusto Miranda, Francisco Elias, José Francisco, Francisco da Clara, José Vicente, João Pereira, Antonio Duarte, Francisco Victorino, Etelvino dos Santos, Avelino Belo, Joaquim Cartaxo, José Carlos, Luiz Leal, Antonio Madeira, José Prodencio, João Nunes, José Pacheco, Antonio de Almeida, Joaquiz Duarte, José Barbado, Joaquim Cipriano, Jose Fradesca, Amelia Dias, Maria Rita, Maria d'Oliveira, Silvana da Conceição, Thereza de Jesus, Francisco Alves, Lucas da Silva, José do Couto, Augusto Baptista, Fillipe de Sousa, Felix dos Santos. "

Sem comentários: