Partilhando leituras

Livros sobre Caldas da Rainha, Rainha D. Leonor, Bordalo Pinheiro, caricaturas,

cerâmicas, gatos e algo mais...

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

(Um) O Génio da Caricatura

HONORÉ DAUMIER - O GÉNIO DA CARICATURA

Un abri à la campagne /Um abrigo no campo
Série: Croquis d'Éte / Esboços de Verão
Publicado no Charivari em 20 de Agosto de 1856

Ce que le bourgeois est convenu de nommer une petite distraction / Isto é o que o burguês entende por uma pequena distracção.
Série: Les Bons Bourgeois / Os Bons Burgueses
Publicado no Charivari em 30 Agosto de 1846
C'est singulier comme ce miroir m'applatit la taille et me magrit la poitrine!... Que m'importe?... Mme. De Stael et Mr De Buffon l'ont proclamé... le genie n'a point de sexe. / É estranho como este espelho as minhas ancas e me diminui o peito!... Para que é que isso me interessa?... A senhora De Stael e o senhor De Bufon disserem... o génio não tem sexo.
Série: Les Bas-Bleus / As Ingénuas
Publicado no Charivari em 30 de Janeiro de 1844

[Honoré Daumier. O Génio da Caricatura. Autores: Luis Humberto Marcos (coordenação), Juan Espino (colecção), José Augusto França, Javier Herrera-Navarro. Edição: Museu Nacional da Imprensa. Novembro de 2001. Porto. ISBN 972-98087-7-5. Edição trilingue: Português - Francês / Espanhol.]

2 comentários:

O das Caldas disse...

Sempre que passo por aqui fico tão distraído que só hoje, Isabel, levas os meus parabéns por tudo o que tens feito - no sentido mais lato do termo -, por que tudo o que fizeste foi bem feito! 2 respeitáveis beijos.

Isabel Castanheira disse...

Obrigada "O Das Caldas".
Procurarei continuar a publicar textos e imagens sobre as Caldas, Bordalo, Caricaturas e gatos e mulheres leitoras. De quando em quando outros livros/imagens, que me despertem particular interesse.Um dia destes vou arranjar coragem e publicar uma imagem caracteristica das Caldas. Que elas existem , existem... Qual será ? (Interrogação a criar suspense ).
Com muito agrado pelos 2 respeitáveis beijos
Isabel