Cavacos das Caldas
CAVACOS DAS CALDAS II

DICIONÁRIO GRÁFICO BORDALIANO

alguns livros, cerâmicas, belos gatos e algo mais...



segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Café Literário

Dia 12 de Novembro, 5ª feira
às 21.30H, no CCC
Apresentação de João Serra

A Associação Património Histórico PH – Grupo de Estudos e a Loja 107 promovem o lançamento do livro de Mário Tavares, Caldas da Rainha no Tempo da II Guerra Mundial, sétimo título da colecção Cadernos de História Local, uma edição do PH.

Sobre o livro, diz o autor na nota de apresentação:

“Sempre senti um forte apelo intelectual, até fascínio, pela compreensão dos dramáticos acontecimentos, que marcaram o destino dos homens – na Europa e no Mundo -, vividos durante a década de 1936 a 1945: a Guerra Civil de Espanha e, logo depois, a 2ª Guerra Mundial. Acontecimentos que correspondem, também, aos anos da minha infância.

As Caldas foram, ao tempo da 2ª Grande Guerra – devido à política de neutralidade assumida pelo nosso país -, terra de refugiados e de espiões. A nossa cidade foi, dadas as infra-estruturas hoteleiras que então possuía, uma das localidades escolhidas, pelo governo de Salazar, para “campo” de acolhimento daqueles que procuravam, em Portugal, a fuga ao terror imposto pela máquina de guerra nazi.

Estes tremendos cataclismos haviam de modificar, drasticamente, a maneira de viver dos caldenses: tanto no que concerne à economia, como aos parâmetros comportamentais da população.”

1 comentário:

Isabel X disse...

O assunto e os protagonistas que envolve são muito interessantes! Espero que muitos caldenses (e não só) compareçam!
- Isabel Xavier -