Cavacos das Caldas
CAVACOS DAS CALDAS II

DICIONÁRIO GRÁFICO BORDALIANO

alguns livros, cerâmicas, belos gatos e algo mais...



quarta-feira, 10 de junho de 2009

Tertúlias Art&Ciência

TERTÚLIAS ART&CIÊNCIA


Autores Convidados:


Dia 16 de Junho – Terça-feira – Salas Multiusos – 21,30 Horas

Prof. Guilherme Almeida

GUILHERME DE ALMEIDA nasceu em Lisboa, em 1950. É licenciado em Física pela Faculdade de Ciências de Lisboa (1978), tendo incluído a Astronomia na sua formação universitária. Ensina Física desde 1974 e lecciona actualmente no Colégio Militar, em Lisboa.

Aprendeu as técnicas de fabrico manual e mecânico de componentes ópticos para telescópios na Oficina de Óptica do Planetário Gulbenkian, em 1970. Há muito que se interessa pela divulgação das observações astronómicas junto do grande público. Utiliza diversos telescópios, mas defende a primazia do conhecimento do céu a olho nu, antes da utilização de instrumentos ópticos de observação.

Guilherme de Almeida tem 7 livros publicados:
♦ Sistema Internacional de Unidades ♦ Itens e Problemas de Física–Mecânica, com Luis Silva e Jorge Valadares ♦ Introdução à Astronomia e às Observações Astronómicas, com Máximo Ferreira ♦ "Roteiro do Céu" ♦ "Observar o Céu Profundo", com Pedro Ré ♦ "Telescópios" ♦ "Chamo-me Galileu Galilei”.

Assinou mais de 60 artigos sobre Astronomia, observações astronómicas e Física, já publicados em diversas revistas. Realizou e orientou mais de 60 acções de formação, palestras e comunicações sobre Astronomia, observações astronómicas e Física, em escolas secundárias, nas universidades de Coimbra e Évora, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, nas Conferências Nacionais de Física, nos Encontros Ibéricos para o Ensino da Física e no Observatório Astronómico de Lisboa


Dia 25 de Junho – Quinta Feira – Salas Multiusos – 21,30 Horas

Prof. Filipe Duarte Santos

FILIPE DUARTE SANTOS é professor catedrático de Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Dedica-se, desde 1980, à investigação nas Ciências do Ambiente e em especial às Mudanças Globais e Alterações Climáticas. É professor convidado de várias universidades prestigiadas dos Estados Unidos da América e da Europa. Com cerca de cento e vinte artigos científicos publicados, coordenou a redacção do primeiro e único Livro Branco sobre o Estado do Ambiente em Portugal, publicado em 1991. Integra desde 1998 o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e é membro efectivo da Academia das Ciências de Lisboa. É gestor da área de Desenvolvimento Sustentável do Programa Ibero-Americano CYTED – Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento.

Filipe Duarte Santos publicou o livro: QUE FUTURO? Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Ambiente.



Loja 107, Livraria partilhando leituras
Co-produção com o Centro de Cultural e Congressos


A Loja 107 agradece o apoio da Plátano Editora e da Gradiva Publicações e recomenda uma visita ao sítio do CCC de onde consta o programa completo da rubrica VIVE A CIÊNCIA NO CCC.

Sem comentários: