CAVACOS DAS CALDAS II

DICIONÁRIO GRÁFICO BORDALIANO

alguns livros, cerâmicas, belos gatos e algo mais...



terça-feira, 23 de junho de 2009

Tertúlia Art&Ciência


Dia 25 de Junho – Quinta Feira – Pequeno Auditório
21,30 Horas

Convidado:
Prof. Filipe Duarte Santos

FILIPE DUARTE SANTOS é professor catedrático de Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Dedica-se, desde 1980, à investigação nas Ciências do Ambiente e em especial às Mudanças Globais e Alterações Climáticas. É professor convidado de várias universidades prestigiadas dos Estados Unidos da América e da Europa. Com cerca de cento e vinte artigos científicos publicados, coordenou a redacção do primeiro e único Livro Branco sobre o Estado do Ambiente em Portugal, publicado em 1991. Integra desde 1998 o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e é membro efectivo da Academia das Ciências de Lisboa. É gestor da área de Desenvolvimento Sustentável do Programa Ibero-Americano CYTED – Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento.


QUE FUTURO? - Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Ambiente. Aborda os principais desafios enfrentados actualmente pelo desenvolvimento social e económico, no contexto das mudanças globais no século XX. Assim, apresenta uma análise pormenorizada das questões relacionadas com as alterações climáticas, a dependência dos combustíveis fósseis, a desfloração, a perda de biodiversidade, a desertificação, a poluição do ar, da água, dos solos e dos oceanos, ao mesmo tempo que trata aspectos relativos aos problemas de superpovoamento, pobreza, injustiças sociais e económicas e conflitualidade.

A ênfase é colocada nas incertezas e nos riscos do futuro a curto prazo – nos próximos cinquenta a cem anos – no que respeita à degradação ambiental e à sustentabilidade do actual paradigma de crescimento.

Depois de analisados os discursos sobre o desenvolvimento e o ambiente, defende-se que o discurso mais promissor é o do desenvolvimento sustentável, embora a sua implementação nos últimos trinta anos esteja ainda longe do desejável.

Um grande livro escrito por um cientista português reconhecido internacionalmente como um dos mais reputados especialistas mundiais nestas matérias.

Loja 107, Livraria partilhando leituras
Co-produção com o Centro de Cultural e Congressos

Caldas da Rainha – Junho 2009

Sem comentários: