Cavacos das Caldas
CAVACOS DAS CALDAS II

DICIONÁRIO GRÁFICO BORDALIANO

alguns livros, cerâmicas, belos gatos e algo mais...



segunda-feira, 15 de outubro de 2007

172.ª Página Caldense

TIPOS DO MERCADO - VENDEDEIRAS DE CAVACAS
Colecção Passaporte (LOTY)

CAVACAS (de Alcanena)
(elementos a empregar)
Ovos…. 12 (180 c3)
Azeite muito fino … 0,2 l (200 c3)
Farinha de trigo … q.b.
Sal … q.b.

"Deitam-se os ovos num alguidar e batem-se com a mão à laia de colher, juntam-se dois decilitros de muito bom azeite frio, e continua a bater-se até incorporar muito bem o azeite com os ovos. Depois, deita-se-lhe farinha a pouco a pouco e sal fino e vai-se batendo com o punho da mão fechada contra a parede do alguidar, até que a massa ainda muito branda, comece a despegar-se do punho. Em seguida, lança-se a massa sobre uma tábua bem coberta de farinha e com as mãos bastante empoadas, vai-se puxando, de modo que forme como um bastão de grossura acomodada ao tamanho das cavacas. Um diâmetro de dois centímetros já dá cavacas regulares. O bastão corta-se com uma faca em comprimentos, um pouco superiores ao diâmetro, põe-se num tabuleiro com uma grande camada de farinha no fundo e levam-se a forno muito quente. As cavacas são em seguida passadas em caldas de açúcar em ponto de rebuçado, para ficar, como as das Caldas, [ou cobertas com uma massa feita (para a porção indicada), com seis claras de ovos, e 500 gramas de açúcar bem mexidas, e temperada depois com o sumo de um limão]. Em qualquer dos casos, depois de cobertas, secam-se ao sol."

[Tratado Completo de Cozinha e de Copa. Carlos Bento da Maia, 1941. Livraria Editora Guimarães & C.ª Rua do Mundo, 68, 70 Lisboa]

Nota: Por não ter encontrado uma receita especifica das Cavacas das Caldas, optei por apresentar esta receita de cavacas do conceituado Bento da Maia.

2 comentários:

Luis Eme disse...

E foi uma boa ideia, Isabel...

Maria disse...

Isabel
Há uma receita de cavacas das caldas no livro da Cozinha Tradicional Portuguesa da M. de Lurdes Modesto, pág. 216.
A dúvida que tenho é que lá fala em colocar a masa em formas de queques.... e as que eu conheço eram moldadas à mão....
É sempre um prazer vir até aqui.
Beijinho