Cavacos das Caldas
CAVACOS DAS CALDAS II

DICIONÁRIO GRÁFICO BORDALIANO

alguns livros, cerâmicas, belos gatos e algo mais...



segunda-feira, 6 de agosto de 2007

112.ª Página Caldense

ARTE E ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS -2.ª SÉRIE
RIBEIRO ARTUR


"Conseguiu passar a fronteira com foros de celebridade indiscutível e não efémera porque os volumes que se publicaram em 1879 a 1884 com o nome O António Maria são imorredouros, e talvez a obra de arte mais culminante, mais vivida, realizada em Portugal no nosso tempo." [Pág. 101]



"O carácter alegre e expansivo de Bordalo atrai-lhe todas as simpatias. A parte da sua obra que mais o eleva, podia ter-lhe criado inimigos, mas a poderosa magia do seu génio artístico leva tudo de vencida, e ele tem caminhado entre clamores de triunfo; as suas sátiras tem-lhe granjeado tantos amigos como se foram lisonjas." [Pág. 116]

[Editor: Livraria Ferin (Fornecedores da Casa Real) Lisboa. Data de Edição: MDCCCXCVIII. Ilustrações de Alfredo Keil, Roque Gameiro, Adães Bermudes, António Motta, Teixeira Lopes, Raphael Bordallo Pinheiro, Celso Hernínio, Luciano Freira, João Vaz e António Ramalho. 2.º Volume de três.]

2 comentários:

Anónimo disse...

Plenamente de acordo.Se num qualquer questionário de jornal, daqueles que habitualmente nos perturbam as leituras amanuenses dos nossos diários tlegráficos, nos colocassem a questão:
Qual a obra, ou livro, que mais me impressionou(surpreendeu) nos últimos dois anos, eu diria, sem hesitação, o António Maria!!!!
Bordalo é surpreendente, sempre.
A T-shirt que me ofereceste, que guardo religiosamente sem a vestir, TOTALBORDALO diz tudo sobre as suas diversas facetas (Homem, artista, agitador, psicólogo, psicanilista, sociólogo, .....................................................................................)TOTAL, talvez o único na História da cultura portuguesa.Para que se saiba.
NBorges

Anónimo disse...

Plenamente de acordo.Se num qualquer questionário de jornal, daqueles que habitualmente nos perturbam as leituras amanuenses dos nossos diários telegráficos, nos colocassem a questão:
Qual a obra, ou livro, que mais o impressionou(surpreendeu) nos últimos dois anos? Eu responderia, sem hesitação, o António Maria!!!!
Bordalo é surpreendente, sempre.
A T-shirt que me ofereceste, que guardo religiosamente sem a vestir, TOTALBORDALO diz tudo sobre as suas diversas facetas (Homem, artista, agitador, psicólogo, psicanalista, sociólogo, .....................................................................................)TOTAL, talvez o único da História da cultura portuguesa.Para que se saiba.
NBorges